Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 19


ESTUDO 19
O Sábado ou Domingo?
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
O estudo anterior revelou o assombroso fato de que alguém tentou mudar o original sétimo dia de sábado do nosso Deus. Foi revelado que Deus não fez nenhuma mudança com relação ao sábado. Ele é parte da eterna, imutável, lei dos dez mandamentos de Deus. O sábado foi originado no jardim do Éden, será guardado na nova terra, é o sinal especial de um relacionamento com Deus. O chifre pequeno teria autoridade para mudar o sábado para o domingo? Neste estudo queremos examinar toda possível evidência no Novo Testamento que mesmo remotamente sugira a possibilidade dessa mudança. Examinaremos todos os textos do Novo Testamento que mencionam o primeiro dia da semana. Existem apenas oito.
O DOMINGO NO NOVO TESTAMENTO
1. O chifre pequeno realmente mudaria os tempos e as leis de Deus? (Daniel 7:25)
“..._____________ em mudar os tempos e a lei...”
2. . Examine todos os 8 textos do Novo Testamento que mencionam o 1° dia da semana:
Marcos 16:9 : “...havendo Ele (Jesus) ________________ de manhã cedo no primeiro dia da semana...”
NOTA: Este texto simplesmente declara a verdade de que Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana. Não há insinuação de que devemos guardar este dia em honra a ressurreição de Jesus.
Marcos 16:1,2; Lucas 24:1; Mateus 28:1; João 20:1 : “...Passado o ____________, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsama-Lo...”
NOTA: Este texto deixa claro que o sábado foi o dia anterior a ressurreição, e não o dia da ressurreição.
João 20:19 : “...Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com _________ dos judeus...”
NOTA: Os discípulos não estavam reunidos para honrar a ressurreição de Jesus, porque não acreditaram nisto naquela ocasião. Eles se mantiveram trancados e escondidos por medo de lhes acontecer o que aconteceu a Jesus. Nada indicava aqui uma mudança no dia ou adoração.
I Coríntios 16:2 :  “...No primeiro dia da semana, cada um de vós ___________ de _________, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando...”
NOTA: Paulo estava arrecadando dinheiro para os cristãos de Jerusalém que sofriam de fome (Atos 11:27-30; Romanos 15:26). Ele estava instruindo os cristãos coríntios a prepararem e  reservarem certa quantia em dinheiro a cada semana como presente especial aos mais necessitados. Nada existe no texto que indique uma coleta ocorrida na igreja no 1° dia da semana. Os cristãos simplesmente reservavam dinheiro e o dariam a Paulo quando chegasse.
Atos 20:7-11 : “...No ____________ dia da semana, estando nós reunidos com o fim de ___________ o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato...”
NOTA: Esta reunião aconteceu na noite do 1° dia da semana. Nos tempos bíblicos o dia era contado do pôr-do-sol ao pôr-do-sol (Gênesis 1:5; Marcos 1:32). Isto significa que a parte escura do 1° dia da semana na contagem bíblica seria chamada como sábado a noite. Paulo estava tendo uma reunião de despedida com os membros da igreja. Ele estava ansioso em colocá-los a par de todos os conselhos de Deus. Na manhã de domingo, o apóstolo Paulo e seus companheiros partiram para sua viagem. Por que eles não permaneceram na manhã de domingo adorando a Deus se eles guardavam de fato o domingo? Não há nada neste texto que mostre um costume regular da primeira igreja cristã em se reunir no 1° dia da semana. Só porque Paulo pregou e partiu o pão neste dia não faz deste dia um dia sagrado. A primeira igreja partia o pão diariamente (Atos 2:46), bem como pregava diariamente. Analisamos todos os textos do novo testamento que mencionam o 1° dia da semana. Não encontramos nenhuma fraca indicação de qualquer mudança no dia de adoração a Deus.
O SÁBADO FOI ABOLIDO?
Alguns textos indicam que certos sábados não são mais guardados na igreja do Novo Testamento. Isto tem confundido as pessoas, levando-as a pensar que o Novo Testamento não se refere mais ao sétimo dia sábado. Contudo, existem duas espécies de sábado mencionados na Bíblia – os dias cerimoniais de festa e o 7° dia - sábado.
3. Como eram chamadas os dias de festas cerimoniais? (Levítico 23:8, 21, 25, 31, 32)
“...___________ de descanso solene vos será...”
NOTA: O 7° dia, o sábado semanal da criação originou-se no jardim do Éden. Os dias de festas cerimoniais – Festa da Páscoa, Festa dos Pães Asmos, Festa do Molho Movido, Festa das Primícias, Pentecostes, Trombetas, Dia da Expiação e Festa dos Tabernáculos – foram originados todos no Sinai. O 7° dia sábado aponta para a criação e nossa necessidade para um relacionamento com Deus. Os cerimoniais chamados “sábados” apontavam para a cruz e a segunda vinda. Eles foram sombras de uma realidade que viria em Jesus.
4. Os cerimoniais chamados “sábados” eram separados dos outros sábados? (Levítico 23:37, 38)
“...São estas as _________ fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor...além dos ____________ do Senhor, e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de  todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Senhor...”
NOTA: O Antigo Testamento distingue os dias das festas cerimoniais que foram os sábados e o sábado do 7° dia. O sábado do 7° dia era separado de todos os outros dias de festas.
5. Por quais sábados o apóstolo Paulo diz que os crentes do novo testamento não serão julgados? (Colossenses 2:16, 17)
“...Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou  ____________, porque tudo isso tem sido _____________ das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo....”
NOTA: Paulo explica sobre quais sábados está falando. Há dois tipos de sábados no Antigo Testamento: o 7°dia - sábado da criação, e os sábados cerimoniais que foram sombras apontando à cruz. Paulo declara que estes sábados eram sombra das coisas para vir e os cristãos não seriam julgados por eles. Aqui ele não está falando sobre o 7°dia, mas dos sábados cerimoniais, como as Festas do Molho Movido, dos Tabernáculos e Dia da Expiação.
6. Romanos 14:1-6 indica que não faz diferença qual dia é guardado como sábado?
“...Um faz diferença entre ______ e ______;  outro julga iguais todos os ________...”
NOTA: Leia este texto cuidadosamente. O Sábado não é sequer mencionado. O contexto desta mensagem indica que alguns cristãos comiam neste ou naquele dia, outros permanentemente. Nos primeiros séculos, os cristãos discutiam se eles deveriam guardar quartas ou sextas como dias permanentes. Pode ser isto o que o apóstolo Paulo estava falando aqui. Paulo disse “Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente” (verso 5).
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
7. O livro de Atos, mostra alguns textos sobre o 7° dia - sábado, vamos analisá-los:
Atos 13:14 :  “...indo num _____________ à sinagoga, assentaram-se...”
Atos 13:42 : “...rogaram-lhes que, no ___________ seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras...”
Atos 13:44 :  “...No sábado seguinte, afluiu quase toda a ____________ para ________ a palavra de Deus...”
NOTA: Paulo tentava alcançar não somente os judeus, mas os gentios também a ouvir o que ele pregava aos sábados. Evidentemente, reconheciam o costume de Paulo guardar o Sábado.
 Atos 16:13 : “...No sábado, saímos da cidade para  _________ do _____...”
NOTA: Em Filipos não havia sinagoga para Paulo atender ao povo no sábado. Ele se encontrava com os crentes próximo ao rio. Mesmo se não houvesse um lugar judeu para adoração, Paulo ainda se reunia no Sábado para adoração cristã.
Atos 17:1-4 : “...e, por _______ sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras...”
Atos 18:4 : “...todos os __________ na sinagoga, e persuadindo tanto judeus como gregos...”
8. Quanto tempo esteve Paulo em Corinto? (Atos 18:11)
“...E ali permaneceu um ______ e ______ meses...”
NOTA: Paulo pregou por 78 sábados naquele tempo. Nesse tempo, Paulo poderia ter introduzido a guarda do domingo para os novos crentes se realmente  houvesse  ocorrido  uma
mudança no dia de guarda. Mas ele não se absteve de qualquer mandamento. Encontramos Paulo sempre guardando o Sábado em todo o tempo que ele viveu em Corinto.
9. O que o escritor do livro de Hebreus dá como exemplo do descanso que nós temos em Jesus Cristo? (Hebreus 4:4)
“...E descansou Deus, no ___________ dia, de todas as obras que fizera...”
NOTA: Discutindo sobre o descanso que os cristãos encontram em Jesus, não existe melhor exemplo que o sábado como o 7° dia.  O Sábado como o 7° dia é o símbolo de Deus para o descanso que temos em Jesus, é um símbolo do relacionamento que o cristão tem com Deus. 
O ASSUNTO DO SÁBADO
O assunto é claro. Não há absolutamente nada ou pequena evidência na Bíblia sobre a mudança do dia de adoração do Sábado para o Domingo. Contudo, o real assunto não é a guarda do Sábado ou a guarda do Domingo. O real assunto é, o chifre pequeno tem autoridade para mudar a lei de Deus? Observe esta incrível declaração de uma fonte católica romana:
"Foi a igreja católica que…transferiu o descanso para o Domingo... Então a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles fizeram, eles próprios, a autoridade da igreja católica.” Monsenhor Louise Segur, "Plano Verdadeiro Sobre o Protestantismo  de Hoje” p. 213.
Que incrível admissão! A igreja romana clama que quando a pessoa guarda o domingo,  reconhece a autoridade da igreja romana!  É dito claramente que nenhuma pessoa tem autoridade para mudar a lei de Deus. Errar sobre isso, sobre o conflito entre Sábado-Domingo é um assunto de autoridade. O Sábado que guardamos revela de quem reconhecemos a suprema autoridade em nossa vida religiosa. Não admira que Deus disse que o Sábado é um sinal para que CONHECER o SENHOR (Ezequiel 20:20).
10. É certo, adorar por tradição, ao invés de obedecer aos mandamentos de Deus? (Marcos 7:7, 9, 13)

”...E em ________ me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos __________...”
11. A quem Pedro diz que devemos obedecer? (Atos 5:29)

”...Antes importa obedecer a ________ do que aos homens...”
12. Por que o cristão deveria obedecer a Jesus? (João 14:15)
“...Se me __________, guardareis os meus mandamentos...”
NOTA: Não podemos esquecer que o motivo de nossa obediência ao nosso Pai do Céu é o amor. Os cristãos não podem obedecer por medo ou obrigação, mas somente porque eles amam a Jesus por salvá-los de seus pecados.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, eu quero guardar os Teus Sábados, reconhecendo que assim o fazendo, estarei adorando a Ti verdadeiramente.
Assinatura: _________________________________Data:__________________


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.