Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 15


ESTUDO 15
Há Vida após a morte ?
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
O conceito de julgamento encontrado em Daniel surge da questão vital do que acontece a pessoa na morte. Para ser consistente, nosso entendimento da morte deve estar em harmonia com o conceito do julgamento que descobrimos em Daniel. Existem dois ensinamentos básicos com relação a morte. O primeiro sugere que quando as pessoas justas morrem, vão direto para o céu, recebendo vida eterna imediatamente após a morte. Quando os ímpios morrem, vão direto para o inferno e passam a eternidade queimando lá. O segundo sugere que quando as pessoas morrem, vão para o túmulo e “dormem”, e não sabem nada antes da ressurreição. Após a ressurreição, recebem imortalidade. Os ímpios são ressuscitados no fim dos 1000 anos para receber sua punição. Um cuidadoso exame de ambos ensinamentos revelará o conceito que está em harmonia com a percepção de Daniel  sobre o julgamento.
O CONCEITO DE DANIEL SOBRE A MORTE
1. O que Daniel disse que aconteceria a ele após sua morte? (Daniel 12:13)

“...Tu, porém, segue o teu caminho até o fim; pois ________________e, ao fim dos ________, te __________________ para receber a tua herança...”
NOTA: Daniel disse que descansaria de seus labores até o fim dos dias. No fim de todos os períodos proféticos, na segunda vinda de Jesus, ele receberia sua herança na ressurreição. Daniel não tinha expectativa de ir ao céu antes da segunda vinda de Jesus.
2. Com que palavra Daniel descreve a pessoa quando ela morre e quando os justos e ímpios receberão recompensa ou punição? (Daniel 12:2)?
“...E muitos dos que _________ no pó da terra _________________, uns para a ______ eterna, e outros para vergonha e horror eterno...”
NOTA: Para Daniel a morte é como ir para a cama à noite e dormir. A próxima coisa que você verá depois de morrer é a manhã da ressurreição. Aqueles que acordam (são ressuscitados), receberão vida ou maldição eterna na ressurreição, não quando morrerem.
A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO
3. Como é importante a esperança da ressurreição para o cristianismo e se ela não existisse o que aconteceria às pessoas quando elas morrem? (I Coríntios 15:13-18)
”...E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não _________________... E, se Cristo não _________________, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos ___________. E ainda mais: os que _______________ em Cristo ________________...”
NOTA: Se não existe ressurreição, não existe vida eterna. Sem ela não poderíamos virtualmente estar no cristianismo, pois a ressurreição é uma das únicas doutrinas da fé cristã. Não a religião, mas o cristianismo ensina sobre a ressurreição da morte. Se as pessoas vão para o céu quando morrem, não teriam de ser ressuscitadas. O ensinamento que sugere que quando as pessoas morrem, vão direto para o céu destrói a necessidade da mais essencial doutrina cristã, a doutrina da ressurreição.
4. Porque Jesus está vindo pela segunda vez? (João 14: 1-3)
“...E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para ______ mesmo, para que, onde Eu ________,  estejais _______ também...”
NOTA: Por que Jesus voltaria pela segunda vez para levar Seu povo para a casa de Seu Pai se o seu povo fosse imediatamente para lá quando morresse? Então, não somente o ensinamento de que a consciência desaparece imediatamente após a morte, destrói a doutrina da ressurreição, mas também destrói qualquer necessidade da segunda vinda de Jesus.
A ALMA É MORTAL OU IMORTAL?
Aqueles que ensinam que as pessoas quando morrem vão ao céu sugerem que toda pessoa é nascida com alma imortal, que enquanto o corpo morre e vai para a terra, a alma volta para Deus. Então, o homem tem uma alma imortal? O termo “alma imortal” foi muito popular no mundo antigo. Os pagãos egípcios, gregos e romanos, ensinavam o conceito e usavam a terminologia “alma imortal”. A única literatura religiosa do mundo antigo que não usa a terminologia e concepção da alma imortal é a Bíblia!
5.O adjetivo “imortal” é usado somente uma vez na Bíblia. Quem este texto descreve como imortal? (I Timóteo 1:17 e 6:15-16)
“...Assim, ao Rei eterno, __________, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos...”
“...e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui _________________, que habita em luz inacessível...”
NOTA: Esta é a única vez na Bíblia toda que o adjetivo “imortal” é usado, e se refere a Deus. Se Deus é o Único que possui imortalidade, como alguma pessoa pode clamar que tem uma alma imortal?
6. Como a Bíblia define “alma”? (Gênesis 2:7)
“...Então, formou o Senhor Deus ao _________ do _____ da terra, e lhe soprou nas narinas o ____________ de _________, e o homem passou a ser __________ vivente...”
NOTA: A palavra “ser” é traduzida da palavra do hebraico como “alma.” Esta é a única definição bíblica de alma. Quando Deus criou o homem, Ele uniu o corpo, (o pó da terra), com o fôlego da vida (espírito). Quando estes dois elementos se unem, o homem se torna uma alma vivente. Perceba o que a Bíblia diz que o corpo é parte da alma. A alma não é uma parte do corpo. A alma é o ser inteiro de uma pessoa, não uma entidade separada do corpo.
7. Pode a alma morrer? (Ezequiel 18:20)
“A alma que pecar, essa _______________...”
NOTA: Desde que toda alma tenha pecado, (Romanos 3:23), todas devem morrer. Portanto, não pode existir coisa semelhante a uma alma imortal.
8. A palavra “imortal” significa “não sujeita a norte”. Quando os cristãos receberão imortalidade? (I Coríntios 15:51-54)
“...num _____________, num ________ e __________ d’olhos, ao ressoar da última trombeta... e que o corpo mortal se revista da imortalidade...” (Na segunda vinda de Jesus).
NOTA: Os justos não recebem imortalidade quando morrem. Eles não nasceram com ela. Eles a receberão de Deus na segunda vinda de Jesus.
9. Por que Deus enviou Seu filho? (João 3:16)
“...Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu _________ unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida ____________...”
NOTA: Se toda pessoa nasceu com alma eterna e imortal, se elas vão direto ao céu quando morrem, não haveria necessidade de Jesus vir a este mundo e morrer na cruz. Incrível! Pense nisto! Isto também elimina a necessidade da doutrina da cruz, da ressurreição, e da segunda vinda de Jesus. Destruindo estes três grandes pilares da fé cristã, não há a necessidade do cristianismo. Infiltrando o conceito da alma imortal na igreja cristã as religiões pagãs tem praticamente eliminado o cristianismo.
ONDE ESTÃO OS MORTOS AGORA?
10. Como Jesus se refere a morte? (João 11:11)
“...Nosso amigo Lázaro _________________, mas vou para __________________...”
NOTA: O termo bíblico para a morte é “sono”, e é usado 66 vezes na Bíblia. Jesus nunca tentou nos dizer que Lázaro estava aproveitando a felicidade do céu enquanto estava morto, ao invés, Ele assegurou a Maria e Marta a grande esperança da ressurreição. (João 11:25, 26).
11. As pessoas louvam a Deus enquanto estão mortas? Quanto elas sabem quando estão mortas? (Salmos 6:5 e Eclesiastes 9:5)
“...Pois na morte, não há _______________ de ti; no sepulcro, quem te dará ____________?”
“...os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa _______________...”
NOTA: Você imaginaria uma pessoa no céu nem lembrando nem louvando a Deus? Poderia algo ser mais claro do que estes versos? Em nenhum lugar, a Bíblia diz sobre pessoas que vão ao céu após a morte (isto inclui o ladrão na cruz). Pelo contrário, a Bíblia diz que quando as pessoas morrem, não sabem nada e dormem até o glorioso momento da ressurreição.
A ESPERANÇA CRISTÃ
12. Quem vai ao céu primeiro, os justos vivos ou os justos mortos? Com o que deveria se sentir confortado alguém que perdeu a alguém que amou? (I Tessalonicenses 4:16-18)
“...e os mortos em Cristo ressuscitarão _____________; Depois nós, os __________, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens...”
“...Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas _____________...”
NOTA: Os justos ressuscitados encontram Jesus ao mesmo tempo que os justos vivos são transladados às nuvens do céu. Esta é a esperança da ressurreição na segunda vinda de Jesus na qual o cristão se sente confortado quando alguém que ele ama morre.
13. Quando o apóstolo Paulo diz que ambos os ressuscitados e os arrebatados receberão imortalidade e encontrarão Jesus? (I Corintios 15:51-52)
“…ao ressoar da última ________________…”  (na segunda vinda de Jesus)
NOTA: Que gloriosa esperança o apóstolo Paulo nos envia para crermos. A morte será tragada pela vitória. A morte não é algo maravilhoso que nos transporta para um reino de felicidade. De acordo com a Bíblia, a morte é um inimigo que será destruído (I Coríntios 15:26).
14. O que será eliminado na nova terra? (Apocalipse 21:4)
“...já não haverá _________, nem __________, nem __________...”
15. Que tipo de corpo nós teremos na ressurreição? (Filipenses 3:21 e Lucas 24:36-42)
“...o qual transformará o nosso _________ de _______________, para ser igual ao corpo da Sua ____________...”
“...Vede as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem ___________ nem _________, como vedes que Eu tenho...”
NOTA: Nossos corpos serão como o corpo glorificado e ressuscitado de Jesus, o qual não era um corpo em espírito, mas possuía carne e ossos. Ele até comeu com os discípulos. Jesus tinha um corpo físico na ressurreição, como vão ter os justos. Nossa esperança na ressurreição indica que para o cristão, vida após a morte não é existência espiritual, mas uma real existência com um corpo real onde os indivíduos farão coisas reais num mundo real.
MINHA DECISÃO: Querido Deus, eu creio nesta maravilhosa esperança de que mesmo se não estivermos vivos, podermos ressuscitar para estar para sempre contigo no Céu na segunda vinda de Jesus.
Assinatura: _________________________________Data:__________________

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.