Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 12


ESTUDO 12
O Julgamento já se Iniciou
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Nos estudos anteriores, estudamos as incríveis profecias de Daniel do julgamento que iniciou em 1844. Descobrimos que os 2300 dias proféticos iniciaram em 457 A.C. durante o reinado Medo-Persa e terminou em 1844 D.C. com o início da purificação do Santuário Celestial. No ultimo estudo examinamos cuidadosamente o serviço do Santuário do Antigo Testamento que pontuou a frente o ministério de Jesus.  Nós encontramos três fases do ministério de Jesus como Messias. O Pátio representava o serviço do sacrifício de Jesus, o Lugar Santo Seu serviço de intercessão e o Lugar Santíssimo Seu serviço de julgamento final. 
A purificação do Santuário no Antigo Testamento referia-se ao serviço de julgamento de Jesus, o qual Daniel 8:14 indica que vai começar no fim dos 2300 anos proféticos em 1844. Neste estudo desejamos examinar o conceito todo do julgamento como aparece em Daniel 7, 8 e 9. De fato, o julgamento parece ser o foco destes três capítulos.
O JULGAMENTO EM DANIEL 7
1.  Dê o símbolo bíblico de Daniel 7 para cada um dos poderes mencionados abaixo: (Daniel 7:1-8)
Babilônia: __________;
Medo-Pérsia: _________;
Grécia: ________________;
Roma Pagã: ____________________ ;
10 Tribos: ______________________ ;
Roma Papal: _______________________ .
2.  O que aconteceu depois da queda do poder do chifre pequeno? (Daniel 7:9, 10)
“...Assentou-se o ______________ , e se abriram os livros...”
NOTA: Daniel retrata o panorama das nações, cada uma seguindo outra. A próxima grande cena é nenhuma outra senão a do julgamento.
3. A seqüência de impérios é repetida novamente no capítulo 7. Nomeie os poderes que surgiram após o reino quarto animal que são mencionados em Daniel 7:19, 20
a.      “... a respeito do _________ animal...” (Roma pagã)
b.     “... a respeito dos _____ chifres...” (tribos bárbaras)
c.      “... e do outro  _________ que subiu...” (o chifre pequeno de Daniel 7:8 = Roma papal)
4. Quanto tempo o poder do chifre pequeno prevaleceu contra os santos? (Daniel 7:21, 22)
“...até que veio o Ancião de dias e fez _____________ aos santos do Altíssimo...”
NOTA: Aqui novamente encontramos Daniel enfatizando o fato do poder do chifre pequeno prevalecer sobre as mentes dos homens até o Ancião de Dias (Deus) começar o julgamento.
5. Daniel novamente menciona o quarto animal, os dez chifres, e o chifre pequeno pela terceira vez no capítulo 7. Que evento Daniel descreve? (Daniel 7:23-26)
“...Mas, depois, se assentará o ________________ para lhe tirar o domínio...”
NOTA: Três vezes em um capítulo, Daniel vinha pensando sobre a seqüência após o quarto animal. A cena de um julgamento sempre segue o reinado do poder do chifre pequeno.
6. Quanto tempo reinará o poder do chifre pequeno? (Daniel 7:25)
“...e os santos lhe serão entregues nas mãos, por ______________, ______________ e ____________ dum ___________...”
NOTA: Um tempo, tempos e metade de um tempo são iguais a 1260 dias, ou anos proféticos. Os 1260 anos começaram com a destruição do último dos três poderes que precederam o papado o qual teria então total supremacia. Em 538 D.C., o decreto de Justiniano o qual deu ao papa, o poder no ocidente era finalmente confirmado quando o papa foi estabelecido em Roma. Em 1798 D.C., 1260 anos mais tarde, o general francês Berthier, sob as ordens de Napoleão, levou o papa prisioneiro, terminando a soberania temporária do papa e completando exatamente os 1260 anos proféticos. Daniel 7 previu que este poder do chifre pequeno controlaria e dominaria os santos por este período de 1260 anos.  Quando este período tivesse acabado, Deus convocaria o julgamento. Isto explica porque Daniel vê a cena do julgamento vindo exatamente após o reinado do poder do chifre pequeno. Em Daniel 7 aprendemos que o julgamento ocorre algum tempo depois de 1798. Daniel 8 nos dá os detalhes finais os quais identificam exatamente quando o julgamento inicia.
O JULGAMENTO EM DANIEL 8
Em Daniel 8, percebemos que Daniel dá a mesma seqüência de reinados como Daniel 7. Esta constante repetição serve para gravar em nossas mentes a importância da seqüência de eventos que precederiam ao julgamento.
7. Dê a interpretação para cada um dos símbolos listados abaixo em Daniel 8.
a) O carneiro: ______________________________ (Daniel 8:20);
b)  O bode: _____________________ (Daniel 8:21);
c)  O chifre notável: __________________________________ o Grande (Daniel 8:21);
d) Os quatro chifres: ______________________________ (Daniel 8:22);
e) O chifre pequeno: Roma _________ (Daniel 8:9)
f) O chifre crescido: Roma _________ (Daniel 8:10)
8. De acordo com Daniel 8, qual a próxima coisa que acontece após o reino do chifre pequeno? (Daniel 8:13, 14)

“…e o santuário será __________________…”

NOTA: A purificação do Santuário é paralela ao julgamento; em Daniel 7 a cena do julgamento é o evento que vem depois do reinado do chifre pequeno; em Daniel 8 o evento paralelo é a purificação do Santuário. Uma vez que Daniel 7 nos deu o tempo aproximado para o início do julgamento (algum tempo depois de 1798), Daniel 8 nos dá os detalhes exatos – começa no fim dos 2300 dias, em 1844.

Daniel 7

Daniel 8

Interpretação

Leão

Babilônia
Urso
Carneiro
Medo-Pérsia
Leopardo
Bode
Grécia
4 Cabeças
4 Chifres
4 divisões da Grécia

Animal
Chifre pequeno
Roma Pagã
10 Chifres

10 Tribos Bárbaras
Chifre Pequeno
Chifre crescido
Roma Papal
Tribunal
Purificação do Santuário
Julgamento
AS BOAS NOVAS DO JULGAMENTO
Estas são notícias maravilhosas! O julgamento de Deus já começou no céu e está acontecendo desde 1844. Para algumas pessoas, é assustador, com más notícias. Mas nas Escrituras, o julgamento é sempre tratado como boas novas para o povo de Deus, não más notícias.
9. O que é alarmado no Céu quando Deus mostra Seu julgamento? (Apocalipse 19:1-3)
“..._____________! A salvação, e a ___________, e o _______ são do nosso Deus...”
NOTA: Isto parece inacreditável, mas todo o céu vai dar os maiores louvores a Deus porque Ele mostra os Seus julgamentos. Apocalipse 14:6-12 descreve uma mensagem especial que está sendo levada para todo o mundo no tempo do fim. Ela é simbolizada por três anjos voando no ar, proclamando esta mensagem.
 
10. Qual a mensagem que o primeiro anjo diz sobre o julgamento? (Apocalipse 14:7)
“...Temei a Deus, e dai-Lhe glória; pois é _____________ a hora do seu __________...e __________ aquEle que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas...”
NOTA: Perceba a tensão presente neste verso. Quando esta mensagem especial é proclamada, o julgamento não está no futuro, nem no passado, está atualmente se desenvolvendo. Esta mensagem de um julgamento se desenrolando só poderia ser proclamada a partir de 1844.
 MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, hoje descobri que minha vida está sendo julgada por Ti. Como pecador que sou, peço a Tua misericórdia e o Teu perdão para os meus pecados, desta forma lhe peço que me ajude a fazer a Tua santa vontade.
Assinatura: _________________________________Data:__________________

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.