Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 10


ESTUDO 10
O Tempo Está Cumprido Parte II
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Como vimos no estudo anterior, no capítulo 8 de Daniel, verso 14, Deus marca um tempo para determinados acontecimentos. Ele diz: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado”. Vimos também que uma tarde e manhã significam um dia e que um dia profético equivale a um ano literal (Ezequiel 4:7). Assim, 2300 dias proféticos representam 2300 anos. Mas ainda estamos tentando saber de que tempo Jesus falava quando anunciou a Si mesmo como o Messias, declarando que “o tempo está cumprido” (Marcos 1:15). Já sabemos que Deus informou que depois de 2300 anos o Santuário seria purificado. Mas ainda nos falta saber duas coisas: 1ª o que, exatamente, deveria ocorrer ao final dos 2300 anos, e 2ª quando se iniciariam esses 2300 anos. Todas essas respostas nós vamos encontrar neste interessante estudo.
DANIEL RECEBE A PRIMEIRA INTERPRETAÇÃO
1. Quem deu a Daniel a primeira interpretação da visão das 2300 tardes e manhãs? (Daniel 8:16)
“...E ouvi uma voz de ___________ de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: ___________, dá a entender a este a visão...”
NOTA: O profeta Daniel não conseguiu entender bem o que estava ouvindo, e Alguém providenciou o esclarecimento, Alguém maior do que o anjo Gabriel.
2. A que tempo se referia essa visão?  (Daniel 8:17-19)
 
NOTA: Aqui temos mais uma informação: a visão se refere ao “tempo do fim”. Daniel 8:27 nos mostra que Daniel não conseguia entender, e que ninguém a podia explicar.

DEUS DÁ A RESPOSTA A DANIEL

 O capítulo 9 se inicia com uma comovente oração de Daniel pedindo entendimento, e o restante é dedicado a explicar-lhe a visão, e a fornecer detalhes capazes de lhe dar, e também a nós, confiança na providência divina.
 
“...Voltei o rosto ao Senhor Deus, para O buscar com _________ e ___________ , com _________, pano de saco e cinza...”
NOTA: Aquela visão era além do entendimento e realmente preocupou Daniel até 14 anos mais tarde e ele ainda tentava decifrar o seu significado. Ele estava estudando as profecias de Jeremias da esperança de libertação do cativeiro após setenta anos, tentando encontrar um indício para a interpretação dos 2300 dias. Em sua oração para compreensão desta profecia, confessava seus pecados e os de seu povo, na esperança que de alguma forma Deus o ouviria.
4. Quem apareceu a Daniel em resposta a sua oração? (Daniel 9:20, 21)
“...o homem __________ , que eu tinha observado na minha _________  ao princípio...”
NOTA: O mesmo anjo que deu a Daniel a visão original do capítulo 8 veio e apareceu para ele novamente. Daniel não tinha recebido qualquer outra visão naqueles 14 anos desde a visão dos 2300 dias.
5. Qual é o propósito da visita de Gabriel desta vez? (Daniel 9:22, 23)
“...Daniel, agora saí para fazer-te _____________ o __________..._____________ , pois, a coisa e entende a _________...”
NOTA: Gabriel chama a atenção de Daniel para a visão dos 2300 dias. Ele veio para dar a Daniel uma compreensão daquela visão e dizer para ele considerar e entendê-la. Podemos então esperar alguma coisa mais sobre os 2300 dias nos próximos versos.
AS SETENTA SEMANAS
        
6. Quanto tempo foi decretado ao povo judeu? (Daniel 9:24)
“..._______________ semanas estão determinadas sobre o teu povo...”
NOTA: Setenta semanas estão decretadas para o povo judeu dentro dos 2300 dias. O tempo de setenta semanas vezes sete dias por semana é igual a 490 dias. O qual por simbologia profética tornam-se 490 anos. Lembre-se, o povo de Deus esteve em cativeiro na Babilônia neste tempo, por causa de sua rebelião espiritual contra Deus. Agora Deus está dizendo que eles tem 490 anos para se redimir.
 
 “...desde a saída da _________ para restaurar e para edificar Jerusalém...”
NOTA: A ordem para restaurar e edificar Jerusalém foi dada por Artaxerxes em 457 A.C. (Esdras 7:13-26). Dos três decretos encontrados em Esdras, os três incluem a ordem para formar um governo com a construção do templo. Jerusalém foi mais uma vez o centro espiritual e governamental para os judeus.
8. O que aconteceria na fim das 69 semanas? (Daniel 9:25)
“...até ao ___________ , ao ____________, sete semanas, e sessenta e duas semanas...”
NOTA: Da ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém em 457 A.C. até o Ungido, o Príncipe vir seriam 7 semanas, mais sessenta e duas semanas. 7 semanas + 62 semanas = 69 semanas -------- 69 semanas x 7 dias/semanas = 483 dias simbólicos ou 483 anos. Se
de 483 anos, subtrairmos 457 A.C. nós estaremos no ano calendário 27 D.C. como o tempo para a aparição do Ungido. Jesus foi ungido pelo Espírito Santo para Seu ministério e Seu batismo (Lucas 3:21, 22 e Atos 10:37, 38). Ele foi batizado em 27 D.C. durante o décimo quinto ano do reinado de Tibérius César (Lucas 3:1)
 9. Qual a primeira mensagem que Jesus proclamou seguindo-se ao Seu batismo? (Marcos 1:14, 15)
“...O tempo está ___________ , e o reino de Deus está próximo...”
NOTA: O relógio profético de Deus tinha acertado, e Jesus apareceu no tempo que a Bíblia havia previsto! A Bíblia previu precisamente o exato ano do batismo de Jesus.
10. O que acontece ao Messias? (Daniel 9:26)
“...será _________ o ungido, e já não ___________...”
NOTA: A Bíblia não somente previu o batismo de Jesus, mas também previu que Jesus morreria. E percebam que é dito “não por Ele próprio”. Nós todos deveríamos morrer como resultado de nosso próprio pecado. Jesus morreu muito embora Ele nunca tenha pecado. Sua morte foi substitutiva para a raça humana inteira.
11. Quanto tempo o Ungido confirmou o pacto com os judeus? (Daniel 9:27)
 “...Ele fará firme aliança com muitos por ______ semana...”
NOTA: Uma semana são sete dias proféticos, os quais significam sete anos. Adicionando sete anos ao ano 27 D.C. nos traz ao ano 34 D.C. Durante este período de sete anos finais dos 490 anos proféticos o evangelho seria confirmado ou pregado ao povo judeu.
12. O que fez o Ungido na metade desta última semana? (Daniel 9:27)
 “...na metade da semana fará __________ o sacrifício e a ____________ ...”
NOTA: Na metade desta semana final, três anos e meio desta semana final, três anos e meio antes, Jesus iniciou o Seu ministério, Ele é o motivo do sacrifício cessar. Jesus concluiu este sacrifício pela Sua morte na cruz no outono de 31 D.C. Jesus, o Cordeiro de Deus morreu; para não mais existirem sacrifícios de animais. Somente uma pessoa poderia interromper os sacrifícios de animais, aquEle que foi o Único que se tornou Ele próprio um sacrifício. Quando Jesus foi pendurado na cruz, as cortinas do templo foram rasgadas em duas partes indicando o fim do sistema sacrifical. Por três anos e meio depois da morte de Jesus (o restante da semana de confirmação), os discípulos trabalharam principalmente pelo povo judeu. Contudo, no ano 34 D.C., a nação judia selou a sua rejeição ao evangelho pelo apedrejamento de Estevão (Atos 7:54-59). A perseguição começou naquele tempo e forçou aos cristãos se espalharem através do globo pregando o evangelho aos gentios (Atos 8:4).
     
13. Quando os 2300 dias proféticos terminam e o que acontece no final deste período? (Daniel 8:14)
“...Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será _______________...”
NOTA: Lembre-se, 70 semanas (490 anos) fazem parte do longo período de 2300 anos.
Se nós subtrairmos 490 anos de 2300 anos, nós temos 1810 anos. Adicionando 1810 anos ao ano 34 D.C., e nós chegamos ao ano de 1844 como conclusão dos 2300 anos proféticos. Examinamos o mais longo período profético da Bíblia, dos dias de Daniel para nossos dias, de 457 A.C. para 1844 D.C.  A fim de entender o que aconteceu em 1844, precisamos estudar o que a Bíblia diz sobre o Santuário. Os próximos dois estudos vão dar os detalhes do que aconteceu a partir de 1844.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, compreendemos que o Senhor tem dirigido todos os passos da humanidade. Quero colocar também a minha vida em Tuas mãos para que o Senhor também dirija todos os meus passos. 
  
Assinatura: _________________________________Data:__________________

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.