Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 09

ESTUDO 09
O Tempo Está Cumprido - Parte I
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Os próximos estudos vão nos revelar uma das mais incríveis e fascinantes profecias de todo o livro de Daniel. Elas revelarão sobre os eventos que estão acontecendo no céu que claramente indicam a aproximação do final da história da terra. Eventos que são especificamente boas novas para o povo de Deus,  mas  também são especificamente  más notícias para o poder do chifre pequeno. A profecia de Daniel 8 e 9 é a mensagem principal encontrada no livro de Daniel. Aqui Daniel dá-nos a profecia de mais longo tempo de toda a Bíblia.
O PANORAMA DOS IMPÉRIOS
As profecias de Daniel são melhores entendidas quando seguem certos princípios de interpretação, tais como a repetição e a expansão. As grandes profecias de Daniel continuamente vão tratar da mesma história, repetindo os impérios do passado. Mas, cada sucessão profética adicionará mais detalhes sobre o tempo do fim. Daniel 8 e 9 vão discorrer parte da mesma seqüência de Daniel 2 e 7, retratando os impérios da Medo-Pérsia, Grécia, Roma e o chifre pequeno.
1.  Quando Daniel teve a visão de Daniel 8? (Daniel 8:1, 2)
“...No ano __________ do reinado do rei Belsazar...”
NOTA: Esta visão é dada próximo ao fim do reinado de Babilônia. Interessantemente, vamos ver que ela não começou com a Babilônia, mas com a Medo-Pérsia.
2. Que animal viu Daniel dando marradas para o Ocidente, para o norte e para o sul e quem  este animal representa? (Daniel 8:3, 4 e 20)
“...eis que, diante do rio, estava um ____________, o qual tinha ________________ ...Aquele _____________ com __________________, que viste, são os reis da _________ e da _________...”


3.  Que animal vinha do ocidente sem tocar no chão e o que ele representava? (Daniel 8:5 e 20)
  “...e este  ______ tinha um ___________ notável entre os olhos...Mas o bode peludo é o rei da ___________; o grande chifre entre os olhos é o _____________ rei...”
NOTA: Perceba como a profecia segue a mesma seqüência como em Daniel 2 e 7. Depois da Medo-Pérsia veio a Grécia. O notável chifre representa o primeiro rei da Grécia, Alexandre o Grande. A expansão macedônica em direção à Ásia, iniciada na época de Filipe II, prosseguiu com Alexandre. Em 334 A.C., na batalha de Grânico, na Ásia Menor, foram derrotados os persas. Conquistadas as cidades gregas do litoral, até então submetidas ao domínio persa, o exército de Alexandre venceu novamente os persas, na batalha de Isso (333 A.C.), dominando a Fenícia e a Palestina. No Egito, Alexandre, proclamado ‘Filho de Amom’ pelos sacerdotes, empreendeu a fundação da cidade de Alexandria, no delta do rio Nilo, que logo se projetaria como centro comercial e cultural. Na batalha de Arbelas ou Gaugamelas (331 A.C.), os persas de Dario III foram derrotados e conquistadas as capitais do Império Aquemênida.
4.  O que o bode fez ao carneiro? (Daniel 8:6, 7)
“...e o bode o lançou por terra, e o _________ aos pés...”
 NOTA: A expansão macedônica em direção à Ásia, iniciada na época de Filipe II, prosseguiu com Alexandre. Em 334 A.C., na batalha de Grânico, na Ásia Menor, foram derrotados os persas. Conquistadas as cidades gregas do litoral, até então submetidas ao domínio persa, o exército de Alexandre venceu novamente os persas, na batalha de Isso (333 A.C.), dominando a Fenícia e a Palestina.
No Egito, Alexandre, proclamado ‘Filho de Amom’ pelos sacerdotes, empreendeu a fundação da cidade de Alexandria, no delta do rio Nilo, que logo se projetaria como centro comercial e cultural. Na batalha de Arbelas ou Gaugamelas (331 A.C.), os persas de Dario III foram derrotados e conquistadas as capitais do Império Aquemênida.
5. O que aconteceu a grandeza de seu poder? O que tomou o seu lugar? (Daniel 8:8 e 22)

“...e na sua força, _________________ o grande chifre, e em seu lugar saíram ____________________ também notáveis, para os quatro ventos do céu...O ter sido ____________, levantando-se __________ em lugar dele, significa que _________ reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha...”
NOTA: Em poucos anos, Alexandre o Grande conquistou o mundo. Mas, subitamente, ele morreu na Babilônia com a idade de 32 anos. Após a morte de Alexandre (323 A.C.) começou no vasto Império a disputa pela sucessão. Os mais importantes generais de Alexandre travaram entre si a luta pelo poder, abalando a aparente unificação política do Império, que, afinal, revelou-se frágil. As diferenças étnicas, lingüísticas e culturais, e os interesses das classes dominantes provinciais mostraram-se mais fortes do que a unidade promovida por Alexandre, mergulhando o Império na Anarquia. Seus dois herdeiros foram assassinados e quatro de seus generais assumiram seu poder. Ptolomeu tomou o Egito, Lisímaco tomou a Trácia (Bulgária), Cassandro tomou a Macedônia (Grécia), e Seleuco tomou a Síria (incluindo Turquia, Iraque e Iran).
6. O que veio de um dos quatro ventos do céu? (Daniel 8:9)
“...De um dos ____________ saiu um ___________ pequeno...”
7. Este chifre pequeno permaneceu como um chifre pequeno? (Daniel 8:10, 24)
“...____________ até atingir o exército dos céus...Grande é o seu __________...”
8.  Como o chifre pequeno se tornou muito forte, que cinco coisas ele fez? (Daniel 8:11, 12)
“..._________________ até ao Príncipe do exército; dele tirou o sacrifício __________ e o lugar do seu santuário foi deitado __________. O ____________ lhe foi entregue...e deitou a _____________ por terra...”
NOTA: Não estamos tratando só com o império romano pagão. Nos últimos dias do império romano, o chifre pequeno mudou sua forma. Se tornou um poder cristão/pagão que lançou por terra a verdade de Deus, praticando, prosperando e destruindo a verdade do santuário de Deus. Em Daniel 7, o chifre papal cresceu da besta romana pagã. Em Daniel 8, o mesmo símbolo representa ambos os poderes, mostrando a conexão próxima entre Roma papal e Roma pagã. Então o chifre pequeno de Daniel 8 representa Roma em seus dois estágios ou fases. Em Daniel 2 Roma é representada pelas suas duas pernas de ferro, sendo uma de cada fase do poder romano.
9. Que pergunta Daniel ouviu por acaso em Daniel 8:13?
“...Até quando durará a visão do ______________ diário e da _______________ assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem ___________?”
NOTA: Daniel ouviu dois seres santos falando no céu e um deles perguntava: Quanto tempo será esta visão que começa com a Medo-Pérsia e termina com Roma papal?
10. Quanto tempo seria necessário para o santuário ser purificado? (Daniel 8:14)
“...Ele me disse: Até ____________ e _____________ tardes e manhãs; e o santuário será purificado...”
 NOTA: 2300 dias literais é um pouco mais de seis anos. De acordo com Daniel 8, os 2300 dias abrangeriam a Medo-Pérsia, Grécia e os poderes romanos pagão e papal. Obviamente não estamos tratando de 2300 dias literais, mas 2300 dias figurativos ou simbólicos.
 11. O que representa um dia em profecia bíblica? (Ezequiel 4:7)
“...cada dia por um ________...”
NOTA: No tempo profético na Bíblia, um dia simboliza um ano. Veremos mais tarde neste estudo, quão precisa esta profecia é.
12. O que foi dito a Daniel para fazer com a visão das noites e manhãs? (Daniel 8:26)
“...Tu, porém, _____________ a visão...”
NOTA: Todos os outros aspectos desta visão foram claramente interpretados por Daniel. Mas, quando chegamos ao ponto em que a interpretação deveria ser dada para a purificação do santuário, dissemos que aquela visão estaria selada, pois se referia a um futuro distante (ver também Daniel 8:17)
13. O que aconteceu a Daniel então?  (Daniel 8:27)
“...E eu, Daniel, ______________ , e estive ____________ alguns dias...”
NOTA: Daniel ficou apático pela visão e não pode compreendê-la. Quando ele viu tudo o que o poder do chifre pequeno fez ele caiu exausto e ficou doente.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, vemos pelas profecias de Daniel que o Senhor dirige todos os passos da humanidade. Nos ajude Senhor, a fim  de  que confiemos a nossa vida totalmente em Tuas mãos. 
  
Assinatura: _______________________Data:__________________            

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.