Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 07


ESTUDO 07
Na Cova dos Leões
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Em Daniel 3, o rei Nabucodonosor tentou forçar três jovens a falsa adoração pela insistência de que eles deveriam reverenciar a estátua dourada. Mas, ele não teve sucesso em coagi-los. Agora, no capítulo 6, há uma tentativa de proibir a adoração verdadeira. Nos últimos dias, como o livro de Apocalipse revela, o povo de Deus vai primeiro ser tentado a falsa adoração e então serem proibidos de adorar a Deus verdadeiramente. Mas o povo de Deus não vai se render. A razão para sua fidelidade vai ser a mesma que foi para Daniel e seus amigos – eles vão desenvolver um forte relacionamento pessoal com o seu Senhor. Um relacionamento que é mais importante que qualquer coisa nós teremos quando entrarmos nas cenas finais da história.
 1.  O que aconteceu a Daniel sobre o domínio Medo-Persa? (Daniel 6:1, 2, 3)
“...Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino... e sobre eles, três _______________, dos quais Daniel era um...” “...Então o mesmo Daniel se _____________ destes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um ___________ excelente...”
NOTA: Daniel com 70 anos, foi designado como um dos três governadores sobre 120 sátrapas que dominavam o país. Sem dúvida, a reputação de Daniel como profeta e  fiel administrador era conhecida muito além da Babilônia. A prudência e a instrução de Daniel que Deus concedia a ele, colocavam-no no bom favor para com o rei.
2. Quando Daniel foi colocado como um dos presidentes, que fizeram a ele os outros líderes da Medo-Pérsia? (Daniel 6:4)
“...procuravam ocasião para _________ a Daniel a respeito do reino; mas ______ puderam acha-la, _______ culpa ___________; porque ele era fiel, e ______ se achava nele __________ erro ______ culpa...”
NOTA: Vivendo pelas leis de Deus ninguém poderia reprová-lo. Em muitas instâncias, viver pelas leis de Deus significa viver bem dentro das leis de qualquer governo humano.
3. Qual foi a única maneira pela qual eles poderiam colocar uma cilada para Daniel? (Daniel 6:5)
“...Nunca ____________ ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na _____ do seu Deus...”
NOTA: Somente por deliberação de novas leis humanas que fossem contra a lei de Deus, poderiam fazer Daniel parecer ser corrupto. Este é a maneira como vai acontecer no fim dos tempos. O povo de Deus vai se confrontar com a escolha de permanecer leal as leis de Deus ou prometer lealdade para a nação.
 
“...todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer uma __________ a qualquer deus ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja ___________ na cova dos leões...”
NOTA: Pela apelação ao ego do rei, eles propuseram uma lei acima de Daniel. Esta lei tentava substituir a adoração verdadeira de Deus com a falsa adoração do homem. Sua aparência de solidariedade cobriria sua intriga, e o rei não suspeitaria de seus reais motivos.
 5.  O que fez Daniel quando ele ouviu a nova lei? (Daniel 6:10)
“...entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas __________ da banda de Jerusalém, ______ vezes no dia, se punha de joelhos, e ________ , e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer...”
NOTA: Daniel não mudou seus hábitos de oração. Orar foi a razão da grande força de Daniel na Babilônia e Medo-Persia. Se Daniel tivesse mudado seus hábitos de oração sobre pressão, ele estaria negando o seu relacionamento com Deus. Mas, para Daniel, obediência a Deus foi mais importante que sua própria vida.
6.  Que disse o rei sobre a infração do decreto aos líderes dos Medos e Persas? (Daniel 6:12)
“...Esta palavra é certa, segundo a lei dos medos e dos persas, que se ______ pode ___________ ...”
NOTA: Eles foram tão ansiosos para se verem livres de Daniel que não confiaram em ninguém, então eles próprios foram contar ao rei.
7. Qual foi a reação do rei ao saber que Daniel não obedecera ao seu decreto e o que ele tentou fazer? (Daniel 6:14)

“...Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito ____________ e determinou consigo mesmo __________ a Daniel; e, até ao _____ do ____ sol se empenhou em fazê-lo...”

NOTA: O rei ficou mortificado ao descobrir como ele havia sido manipulado por aqueles homens. O poder de seu reinado tinha sido usado contra ele. Se ele perdoasse Daniel rebaixaria seu poder; se ele perdesse Daniel, perderia o único homem que sabia que podia confiar.
8.  Mas o que os acusadores de Daniel falaram sobre este deslize e que ordem deu então, o rei? (Daniel 6:15,16)
“...______ , ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum ____________ ou ___________ que o rei sancione, se pode _______ ...Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o ____________ na cova dos leões...”
NOTA: Os homens retornaram para ter certeza de que o rei cumpriria a lei. Estavam muito firmes e não deixariam passar este assunto em branco. O rei não teve chance. Ele devia atirar Daniel aos leões.
9.  Embora Dario tenha sido forçado a lançar Daniel na cova, que extraordinária declaração ele fez? (Daniel 6:16)
“...Disse o rei a Daniel: O teu _______ , a quem tu continuamente ________ , que Ele te _________ ...”
 
 10.  Que fez o rei durante aquela noite? (Daniel 6:18)
“...passou a noite em ________ e ______ deixou trazer à sua presença instrumentos de música, e fugiu dele o _______...”
11.  O que o rei fez no outro dia? (Daniel 6:19,20)
“...ao _________ do ______ , levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se ele à cova, chamou Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, ________ do _______ vivo! Dar-se-ia o caso que o teu ______ , a quem tu continuamente ________ , tenha podido livrar-te dos leões?”
12.  Houve resposta de dentro da cova? (Daniel 6:21, 22)
“...Ó rei, vive eternamente! O meu _______ enviou o Seu ______ , e fechou a _______ dos leões, para que não me fizessem ______...”
13. O que aconteceu para aqueles que conspiraram contra Daniel? (Daniel 6:24)
“...Ordenou o rei , e foram __________ aqueles homens que tinham __________ a Daniel, e foram ___________ na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao ________ da cova, e já os leões se _____________ deles, e lhes _______________ todos os ossos...”
NOTA: A justiça é grande e rápida. Aqueles homens sem coração condenaram Daniel para a morte, mereceram seu prêmio pessoal. Não houve misericórdia para eles e suas famílias.
14.  Que decreto fez o rei? (Daniel 6:26)
“...Faço um decreto pelo qual, em todo o __________ do meu _______ , os homens __________ e _________ perante o _______ de Daniel; porque Ele é o _____________ e que ______________ para __________; e o Seu reino _______ será destruído; e o Seu domínio não terá ______ ...”
A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO COM DEUS
15.  Como é importante o relacionamento com Deus? (João 17:3)
“...E a vida _______ é esta: que te conheçam a ___ , O único _______ verdadeiro, e a _________________ , aquele que Tu enviaste.”
NOTA: A vida eterna é conhecer a Jesus. Não existe nada mais importante que um relacionamento com Deus. O segredo do sucesso de Daniel, a razão pela qual ele tinha um profundo relacionamento pessoal com Deus, era porque três vezes por dia ele reservava tempo em especial para comunhão com Ele. Nos últimos dias quando as forças apóstatas proibirem a verdadeira adoração de Deus e imporem falsa adoração e desobediência para a lei de Deus, somente aqueles que tem, como Daniel teve, desenvolvido este relacionamento pessoal com Deus vão ser capazes de resistir as provas desta época. 
16.  Como pode o cristão manter relacionamento com Deus e como ele poderá tirar proveito disso? (II Timóteo 3:15-17)
 “...e que, desde a infância, sabes as sagradas ________ , que podem tornar-te ________ para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o _________ , para a _____________, para a ___________ , para a  ___________ na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente _____________ para toda boa obra.”
NOTA: O cristão que está construindo um relacionamento com Deus vai reservar mais tempo para estar estudando as sagradas palavras de Deus. O cristão não vai somente estudar, mas seguirá os princípios da Bíblia e obedecerá os mandamentos de Deus. Não existe uma maneira de crescer espiritualmente exceto através do estudo da Bíblia e da oração. Qualquer cristão que é sério está sendo preparado para o fechamento das cenas da história da terra porque vai estar reservando muito tempo para desenvolver um relacionamento com Deus através do estudo da Bíblia e da oração.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, quero me dedicar mais a oração e ao estudo de Sua Palavra para aprender mais de Ti. 
  
Assinatura: _________________________  Data:__________________


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.