Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 05


ESTUDO 05
Conversão Após a Queda
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Deus trabalha pacientemente. Nabucodonosor parecia dar passos largos na direção certa, mas repetidamente recaía Finalmente, Deus tomou atitudes drásticas e parece que Nabucodonosor reconheceu o Deus verdadeiro. Deus é paciente conosco como Ele foi com Nabucodonosor. Mesmo se nós escorregamos e caímos, Ele ainda nos ama. Ele quer nos salvar, mais do que nós queremos ser salvos. Os vencedores nos dias finais serão aqueles que tem um profundo relacionamento pessoal com Jesus, individualmente aqueles que tem sido verdadeiramente convertidos a Deus.
 O SONHO DE NABUCODONOSOR
1.  Quem é o autor do capítulo 4 de Daniel? (Daniel 4:1)
“...O rei _______________  a todos os povos, nações, e homens de todas as línguas, que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada...”
2.  O que foi que Nabucodonosor teve prazer em contar para nós? (Daniel 4:2, 3)
”...Pareceu-me ____ fazer conhecidos os ________ e _______________ que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo...”
3.  Quem Nabucodonosor convocou primeiro para interpretar seu sonho? (Daniel 4:4-6)
”... Por isso, expedi um __________, pelo qual fossem introduzidos à minha presença todos os ________ da ____________, para que me fizessem saber a interpretação do sonho...”
4.   Eles puderam interpretar o sonho desta vez? (Daniel 4:7)
“... mas ____ me fizeram saber a interpretação a sua interpretação...”
NOTA: No capítulo 2 de Daniel, os homens sábios não puderam contar a Nabucodonosor o que foi o seu sonho. Agora, o sonho foi dado a eles, mas ainda assim, eles não puderam decifrar a interpretação ao rei.
5.  Quem Nabucodonosor chamou finalmente? (Daniel 4:8, 9)
“... Por fim, se me apresentou ________, cujo nome é _______________ ...”
6.  Complete os espaços em branco com relação a visão que Nabucodonosor relatou a Daniel em Daniel 4:10-16
“... eu estava olhando e vi uma ________ no meio da _______ , cuja altura era _________ ; ________ a árvore, e se tornava _______ , de maneira que a sua _______ chegava até ao _____, e era vista até aos confins da _______ ...”
“...Derribai a _________ , e cortai-lhe os ________ ...”
“... Mas a ______, com as _________, deixai na ________, atada com cadeias de________ e de ___________ na erva do _________ . Seja ela molhada do __________ do céu ...”
“...Mude-se-lhe o ____________ , para que não seja mais ___________ de ________ ,  e lhe seja dado coração de __________  e passem sobre ele _____ tempos...”
7.  Qual foi o propósito deste sonho? (Daniel 4:17)
“... a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem _________  sobre o reino dos _________ , e o dá a quem quer, e até o mais ___________ dos __________ constitui sobre eles...”
NOTA: Somente quando o povo perceber que Deus é quem rege suas vidas, ele será verdadeiramente convertido.
A INTERPRETAÇÃO
8.  Como Daniel ficou quando o rei terminou de ouvir o sonho? (Daniel 4:19)
“... Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve _________ por algum tempo, e os seus _______________ o ____________ ...”
NOTA: Daniel não se exaltou pela calamidade deste sonho revelado sobre a queda de Nabucodonosor, mas mostrou a real preocupação de um verdadeiro servo de Deus. Daniel sabia que era uma mensagem difícil para Nabucodonosor. Ele sabia que o rei poderia lhe matar por lhe informar tão más notícias.
9. O que Daniel disse representar a árvore do sonho? (Daniel 4:20-22)
“... és tu, ó ____ , que cresceste e vieste a ser forte...”
10.  O que aconteceu a Nabucodonosor durante sete anos e como Deus esperou que Nabucodonosor  aprendesse a lição? (Daniel 4:23-25)
“... serás _________ de entre os homens, e a tua morada será com os _________ do campo, e dar-te-ão a comer _______ como aos _____ , e serás __________ do orvalho do céu...”
“... até que ___________ que o Altíssimo tem __________  sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer...”
NOTA: Nabucodonosor – o dominador do mundo – se tornou como um animal estúpido. É Deus quem faz subir reis; É Deus quem faz destronar reis. Nabucodonosor deveria aprender a verdade básica do evangelho. Ele deveria ser submisso a vontade de Deus para reger a sua vida. Deus está vitalmente interessado no povo e quer que reconheçam a Ele como o regente de seus corações.
11. Que conselho Daniel deu a Nabucodonosor? (Daniel 4:27)
“... e põe _______, pela __________, em teus pecados e as tuas ______________ ,  usando de ______________ com os _________, e talvez se prolongue a tua tranqüilidade...”
NOTA: Somente pelo total compromisso de sua vida a Deus, ele seria capaz de reverter esta calamidade próxima.
INSANIDADE E REFORMA
12. O que aconteceu a Nabucodonosor um ano depois? (Daniel 4:28-33)
 “... No mesmo instante, se ___________ a ___________ sobre Nabucodonosor ...”
 NOTA: Deus pacientemente esperou por um ano inteiro, na esperança que Nabucodonosor responderia. Algumas vezes as pessoas se afundam profundamente antes de reconhecerem sua necessidade. Isto aconteceu a Nabucodonosor. A profecia foi cumprida ao pé da letra e o rei ficou insano por sete anos.
13. Quem Nabucodonosor louvou quando retornou sua sanidade sete anos mais tarde e quais foram suas últimas palavras de testemunho? (Daniel 4:34-37)
  “... e eu bendisse o ____________ , e louvei, e glorifiquei Ao que vive para sempre ...”
“...Agora, pois, eu, Nabucodonosor, _______ , e ________ , e ____________ ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos ________, e pode ____________ aos que andam na soberba...”
NOTA: Passaram-se trinta anos, mas finalmente Nabucodonosor reconheceu o Deus verdadeiro. Nabucodonosor não mais se exaltou e louvou o Deus do céu. Uma vez que as pessoas reconhecem Deus como o regente de suas vidas, elas têm paz verdadeira.
DEUS SALVA O POVO HOJE
O que Deus fez para o rei da antiga Babilônia, quer fazer para homens e mulheres hoje. Deus está ansioso para salvar o povo agora, como Ele salvou Nabucodonosor. Algumas vezes Ele permite que caiamos na sarjeta antes que Ele possa nos levantar e redimir-nos. Mas Ele permitirá o que for necessário acontecer a fim de que possa nos alcançar com a verdade do seu evangelho. Deus não salvou Nabucodonosor porque ele foi bom. Ele foium orgulhoso e arrogante ditador. Deus ainda o amava e estendeu Seus frutos de graça  a ele. Algumas vezes o povo sente que Deus não pode salvá-lo por causa do que tem feito. Mas a história de Nabuconodosor pode encorajar todos que Deus pode salvar o povo a despeito de suas experiências no passado.
 14. Como Deus salva o povo hoje? (Efésios 2:8, 9)
“...Porque pela ________ sois salvos, mediante a ____ ; e isto não vem de _____ , é dom de Deus; não de _______ , para que ninguém se glorie...”
NOTA: Graça é um favor de Deus que não merecemos de Deus. O povo não a merece; não pode ganhá-la. Ela vem como um livre presente através da fé em Jesus...”
15. Como chamou salvação o apóstolo Paulo? (Romanos 6:23)
 “...mas o dom __________ de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor...”
16.O que deve fazer uma pessoa para aceitar a graça da vida eterna oferecida por Jesus? (Atos 16:30, 31)
“..._____ no Senhor Jesus e serás ______ , tu e tua casa...”
NOTA: A palavra “crer” significa confiar implicitamente, confidenciar e ter fé em Jesus. As pessoas devem, como Nabucodonosor, permitir que Deus tenha o controle total de suas vidas.
17.Quais são os quatro passos que o povo tem de assumir para vir  a Jesus?
 “...todo aquele que nele _____ não pereça, mas tenha a vida eterna...”  (João 3:16)
“...também aos gentios foi por Deus _______________ para vida...” (Atos 11:18)
“...Se _______________ os nossos pecados...”  (I João 1:9)
“...se alguém ouvir a minha voz, e abrir a _______ , entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele, comigo...”  (Apocalipse 3:20)
 18.Quando o povo der estes quatro passos e convidar Jesus para sua vida, como sua oração será respondida? (Marcos 11:24)
“...Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, _______ que recebestes, e ________________ convosco...”
NOTA: Quando as pessoas simplesmente com fé orarem e convidarem o Senhor Jesus para dentro dos seus corações, elas saberão que Ele entrou. A Bíblia diz que isto acontece quando as pessoas crêem. Não porque são boas, não porque sentem algo especial, mas porque Jesus prometeu entrar quando Ele é convidado a vir dentro de seus corações.
MINHA DECISÃO: Senhor Deus, eu tenho falhado miseravelmente, eu convido Jesus a entrar no meu coração. Obrigado Jesus, por ter entrado.
Assinatura: _________________________  Data:__________________  

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.