Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 03


ESTUDO 03
O Sonho de Nabucodonosor
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

O segundo capítulo de Daniel é uma parte da seção histórica do livro, contudo, o seu conteúdo é uma das mais incríveis profecias existentes na Bíblia. A profecia encontrada neste capítulo serve de base para todas as outras profecias explicadas no livro de Daniel.
Outro fator que nós deveríamos ter em mente na tentativa de entender as profecias de Daniel é que somente as nações mencionadas nas profecias de Daniel são as nações que afetarão os compromissos do povo de Deus. Alguns se espantam por que a China e outras grandes nações da antiguidade nunca foram mencionadas na Bíblia. A razão é simples, a Bíblia está concentrada somente naquelas nações que afetarão  diretamente os compromissos do povo de Deus.

O CONTEÚDO DA PROFECIA

1.   O que aconteceu com Nabucodonosor durante uma noite? (Daniel 2:1)

”... No segundo ano do reinado de Nabucodonosor, teve este um __________ ...”
2.  O que pediu Nabucodonosor aos seus homens sábios na manhã seguinte? Os  sábios da Babilônia foram capazes de saber e interpretar o sonho? O que eles então responderam ao rei? (Daniel 2:2, 5,10)
 “... Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os ________ ...”
“... Uma coisa é certa: se não me fizerdes ________ o sonho e a sua _____________ ...”
“...______________ sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse _____________ coisa dalgum
NOTA: Nabucodonosor não se lembrava do sonho. Os homens sábios da Babilônia foram totalmente desacreditados. Eles foram incapazes de revelar o sonho do rei. Se o rei pudesse relembrar o sonho eles até poderiam fazer alguma interpretação. Eles julgavam ter uma força sobrenatural, mas quando não puderam revelar o sonho ao rei, mostraram claramente que não tinham poderes sobrenaturais para tudo.
3.  Em seu decreto, o que Nabucodonosor ordenou com referência aos homens sábios da Babilônia? (Daniel 2:12)
 “... Então, o rei muito se irou e enfureceu, e ordenou que _________ a todos os sábios de Babilônia...”
NOTA: Em seu decreto, Nabucodonosor ordenou que fossem mortos, todos os homens sábios, inclusive aqueles que não estavam presentes. Daniel, recentemente graduado como homem sábio, evidentemente não tinha passado antes por nenhuma audiência com o rei. Mas o decreto de morte incluía Daniel também.
  A RESPOSTA DE DANIEL
4.  O que fez Daniel após saber da sentença de morte? (Daniel 2:17,18)
“...Então, Daniel foi para casa, e fez ______ o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem ______________ ao Deus do céu sobre este _________ ...”
NOTA: Daniel e seus amigos foram à única Fonte que eles sabiam que tinha a resposta para o sonho do rei -- eles oraram ao Deus do céu.
5.  Como Deus revelou o sonho para Daniel e como Daniel louvou a Deus por isso? (Daniel 2:19, 21 e 22)
 
“Então, foi revelado o mistério a Daniel numa _______ de noite...”  
“... É Ele quem muda o ________ e as _________ , _______ reis e ___________ reis; Ele dá a ____________ aos sábios e ____________ aos inteligentes. Ele revela o __________ e o ____________ ;  __________ o que está em _______ e com Ele ______ a luz ...”
NOTA: Deus está no controle dos eventos da história humana. O nascimento e a queda de impérios ocorrem como se estivessem acontecendo pela vontade do homem, mas Daniel nos revela claramente que Deus está por trás de todos os eventos humanos. Nada acontece sem que Deus já tenha permitido ou tenha evitado.
6.  Para quem Daniel deu o crédito por ele ser capaz de interpretar o sonho a Nabucodonosor? (Daniel 2:28)
 “... mas há um Deus no _____ , o qual revela ____________...”
NOTA: Nenhum dos outros homens sábios poderia revelar aquele sonho. Somente Daniel poderia. Ainda assim, Daniel não reinvindicou para si intelecto superior de sabedoria. Ele claramente dá o crédito aquEle que revelou o sonho a ele -- o Deus do céu.
O SONHO E A INTERPRETAÇÃO
7.   O que Daniel disse ao rei sobre o que tinha visto no seu sonho? (Daniel 2:31)
  “... Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande __________ ...”
8. Liste os vários elementos de que era feita a estátua? (Daniel 2:32,33)
“... A cabeça era de fino _______ , o peito e os braços, de _______ , o ventre e os quadris de __________ , as pernas, de _______ , os pés, em parte de _______ e em parte, de ________...”
9.  O que a pedra “cortada sem o auxílio de mãos” fez a estátua e em que esta pedra se tornou ? (Daniel 2:34, 35)

“...uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, _______ a estátua nos pés de ferro e de barro, e os __________...a pedra que feriu a estátua se tornou em grande __________ , que encheu toda a ________ ...”
 NOTA: Daniel revelou ao rei o sonho, agora faltava interpretá-lo. 
10.  O que a cabeça de ouro da estátua significa? (Daniel 2:38)
 “...para que dominasses sobre todos eles, ____ és a cabeça de ouro...” (Babilônia)
NOTA: Nabucodonosor representava o reino da Babilônia, o império que iniciou esta profecia. Este reino dominou o mundo de 605-539 A.C. como um dos mais poderosos impérios da antiguidade.
11.     O que aconteceu após o reinado de Nabucodonosor? (Daniel 2:39)
“... Depois de ti, se levantará outro ______ , _________ ao teu...”
 NOTA: Como a prata é inferior ao ouro, o reino que seguiu Babilônia era inferior a ela. Em 539 A.C., os Medo-Persas comandados por Ciro conquistaram Babilônia. Foi um reino inferior em riqueza, luxo e magnificência mas maior em extensão. Como havia 2 braços na estátua, este reino foi composto de dois aliados. A Medo-Pérsia dominou o mundo 539 to 331 A.C.
 12.  Que metal iria representar o reino que se seguiria ao reino da Medo-Pérsia? (Daniel 2:39)
 “... e um terceiro reino, de ________ , o qual terá domínio sobre toda a terra...”
NOTA: Alexandre o Grande liderou os gregos para conquistar os Medo-Persas na Batalha de Arbela em 331 A.C.. O reinado da Grécia, usando armamentos de bronze, entrou em cena.
13.  Que metal representa o quarto reino que deveria vir? (Daniel 2:40)
“...O quarto reino será forte como ______ , pois o ______ a tudo quebra e esmiuça; como o ______ quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará
NOTA: O reino que seguiu a Grécia foi o reino de ferro de Roma, o qual dominou o mundo de 168 A.C. a 476 D.C., quando as tribos bárbaras invadiram a Europa. 
14.     Que tipo de reino seria o último? (Daniel 2:41-43)
“… será esse um reino __________ …”
“… assim, por uma parte o reino será ______ , e por outra, será ______ ...”
“... misturar-se-ão pelo __________ ; mas não se ligarão um ao _______ ...”
NOTA: Embora Roma não devesse durar para sempre, seu poderio não seria sucedido por outro império mundial, mas sim fragmentado em pequenos reinos. O Império Romano não conseguiu deter o ingresso, em seu território, das diversas tribos bárbaras provenientes do norte europeu e, por fim, caiu em seu poder. Em 476 A.D., o último imperador romano foi deposto pelos hérulos. Findava, assim, a férrea Monarquia de Roma. Essas tribos bárbaras dividiram entre si a Europa e, desde então, nunca mais se levantou outro duradouro império universal. Por certo que foram feitas tentativas, como as de Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, mas todas em vão, pois a sentença da profecia era clara: "…não se ligarão um ao outro".
 O REINO DA PEDRA
15.     Quem vai iniciar um novo reino após este quinto reino e como será esse reino? (Daniel 2:44)
“... Mas, nos dias destes reis, o ______ do ____ suscitará um reino que não será jamais destruído...___________ e ___________ todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para _______ ...”
NOTA: O próximo grande reino universal será o Reino de Deus, que se iniciará com a volta de Jesus (Mateus 25:31-34). Esse reino não vai assumir reinos terrenos. Ele vai consumí-los completamente, destruir e desmoronar todos os reinos da terra. O Novo Testamento diz que Deus vai criar um novo céu e terra (Apocalipse 21:1). O reino de Deus não nunca vai ter fim.
16.     Depois de ouvir a interpretação do sonho, o que Nabucodonosor disse sobre o Deus de Daniel e o que aconteceu então a Daniel? (Daniel 2:47,48)
“...Certamente, o vosso ______ é ______ dos deuses, e o ________ dos reis, e o __________ dos mistérios, pois pudeste revelar este mistério...”
“... Então o rei ___________ a Daniel, e lhe deu muitos e grandes __________ , e o pôs por ___________­ de toda a província de Babilônia, como também o fez ______ supremo de todos os sábios de Babilônia...”
NOTA: Até mesmo o pagão Nabucodonosor reconheceu que o Deus de Daniel está acima de todos os deuses pagãos da Babilônia. De aparentemente derrotados, cativos na Babilônia, Daniel e seus amigos, por causa de sua fidelidade a Deus foram elevados para governadores na Babilônia. Deus sempre honra aqueles que são fiéis para com Ele.
MINHA DECISÃO. Querido Deus, coloco em Tuas mãos o controle de  minha vida. Dirija o meus planos, pois reconheço que Tu governas tudo.
  
Assinatura: _________________________  Data:__________________

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.