Subscribe:

quinta-feira, 10 de março de 2011

CORAÇÃO DE SÁBIO

CORAÇÃO DE SÁBIO

““Melhor
é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o
coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos
tolos na casa da alegria” (Ec 7.3,4).

É fácil louvar e adorar a Deus quando
tudo está bem. Quando estamos cercados de amigos, quando temos todos os
recursos necessários às nossas necessidades e anseios. É tão bom louvar a
Deus quando temos um bom emprego, uma boa casa, filhos obedientes,
saudáveis e inteligentes, uma esposa fiel e amável ou um esposo
responsável, sensível e dedicado. Isso tudo é muito bom, e isso é um dom
de Deus e o desejo de Deus para seus filhos.

A Bíblia ensina que há um tempo
determinado para todas as coisas, portanto, há também um tempo para
andar por desertos e um tempo para sair deles e deitar sobre os verdes
pastos e ser guiado por Deus mansamente às águas de descanso. O riso
também é fruto de alegria quando a vitória chega sobre nossas vidas e a
luz da salvação torna a brilhar sobre o nosso rosto.

Mas a intimidade revela-se quando
somos colocados a prova sobre o motivo de nosso louvor e adoração a Ele.
O louvamos e o adoramos por aquilo que Ele nos deu? Ou por quem Ele é
para nós independentemente do que recebemos Dele?

A verdade é que na maioria das vezes
oramos e adoramos a Deus não porque temos intimidade, mas necessidade.
Deus ouve o nosso clamor e tem prazer em suprir nossas necessidades, mas
isso não quer dizer intimidade com Ele. Não buscamos estar na presença
de um amigo, de um filho, de um pai ou do cônjuge porque temos
necessidades, mas porque temos intimidade com eles. Embora haja quem só
por necessidade se aproxime.

A Bíblia diz que Deus busca pessoas
que o adorem em Espírito e em Verdade, os quais Jesus denominou
“verdadeiros adoradores”. O que significa adorar em espírito e em
verdade? Significa adorá-lo segundo a essência que temos Dele em nós e
segundo os verdadeiros motivos pelo qual Deus deve ser adorado.
Significa adorá-lo com nosso espírito e pelo Espírito Dele e, ao mesmo
tempo, adorá-lo pelos mesmos motivos que Cristo (a Verdade) o adora.
Cristo enquanto encarnado não tinha nada daquilo que naturalmente
qualquer pessoa almejasse. Ele não tinha uma família feliz e
estruturada. Ele não tinha sequer a confiança de seus familiares. Ele
não tinha amigos que jamais o abandonassem. Ele não tinha com quem
desabafar. Ele não teve esposa ou filhos para compartilhar suas alegrias
ou para apoiá-lo em suas decepções. Ele não tinha sequer onde repousar a
cabeça quando até as raposas tinham onde dormir. Não havia ninguém em
que Ele pudesse confiar seus medos humanos e que o encorajasse a
continuar sua caminhada.

Tudo o que Cristo tinha era a
companhia de Deus o seu Pai, e dos anjos que o assistiam (João 16:32; Mt
4:11; Lc 22:43). Seus mais íntimos discípulos dormiram quando Ele lhes
rogava que ficassem com Ele (Mt 26:40).

Quais eram então os motivos da
adoração e das orações de Jesus a Deus quando aparentemente não havia
razão alguma para adorá-Lo? Por que Jesus amava tanto a Deus quando Este
o enviara para morrer e sofrer por pessoas que nem se importavam com
Ele?

Porque Jesus o amava! E não o amava
por outro motivo, senão por saber que Deus era Seu Pai e sua razão de
viver, e por Ele Jesus faria qualquer coisa.

Então me lembrei dos momentos em que
deixei de acreditar em Deus porque as coisas não aconteciam segundo os
meus desejos. Lembrei-me das vezes em que questionei Seu Amor por causa
de um emprego ou de uma casa própria e esqueci-me que Ele havia sacrificado Seu único Filho em meu lugar para que eu pudesse ter o Céu como herança.

Lembrei-me das vezes em que quis
desistir de andar nos Seus caminhos por achar que não havia motivo
suficiente para sofrer tanto, porquanto eu não havia alcançado meus
sonhos.

Lembrei-me também das vezes em que o
rejeitei no meu coração, por achar que Ele não ouvia minhas orações
porque as coisas não aconteciam do meu jeito e no meu tempo.
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.